Descomplicando o Champô Roxo

É roxo. É um champô. Acaba com o amarelo frouxo, se o souberes usar…tu?

Poesia falhada à parte, todos sabemos da existência do elusivo champô roxo, uma espécie de CC Cream capilar que reduz os reflexos acobreados (ou amarelo doença/alface em casos críticos) dos cabelos brancos, grisalhos, loiros claros e das madeixas loiras. A cor de cabelo do meu pai passou de loiro-mel a sal e pimenta na década de 90, e já conheço o champô roxo desde tenra idade. Quando o meu pai voltou um dia do cabeleireiro com uma garrafa prateada, soou um alarme na minha cabeça: o meu pai? A comprar algo no cabeleireiro? Depois vi o que era, vi que tinha uma cor divertida, usei sem saber como, sem importar-me se era adequado para o meu cabelo, e usei até abusar, ser apanhado e forçado novamente ao Ultra Suave de maçã verde. Este rescaldo serviu para ilustrar que, se uma criança faz isto, é provável que um adulto faça pior.

Não há que ter vergonha! Todos temos os nossos dias! E como guerreiros do amor e da beleza, encaramos como missão dispersar a confusão em redor do champô roxo. Após chatear cabeleireiros, viajar pelo universo que é o grupo do Cronograma Capilar no Facebook, e acabar numa espiral obsessiva no Reddit, temos respostas. Vamos lá acabar com estes maus hábitos.

É adequado a qualquer cor?

Não. Apenas os cabelos brancos, grisalhos, descolorados e loiros podem usufruir dos poderes do champô roxo.

Mas eu ouvi dizer que clareava os tons escuros!

É mito! Os champôs roxos são utilizados para neutralizar tons amarelados, e não têm poder de aclaramento.

Os reflexos amarelos/acobreados/laranja não saem do meu cabelo mesmo utilizando o champô roxo…

O champô roxo não cancela reflexos laranja, mas o champô azul sim! No que toca aos restantes tons, é verdade que há uns reflexos mais teimosos que outros. Esta questão depende de vários fatores, mas os maiores culpados são estes: ou deixam o champô repousar no cabelo durante pouco tempo, ou não o utilizam com a frequência suficiente para o vosso tom/cor/descoloração. As próximas duas perguntas aprofundam tais situações.

Quanto tempo deixo o produto repousar no cabelo?

É 2018 e ninguém tem tempo para ler instruções de produtos, mas vamos fazer um esforço. Numa fase inicial, deixem o champô repousar conforme o tempo referido nas instruções do produto (o intervalo mais comum é de 1-5 minutos) e avaliem os resultados. É preciso mais um reforço? Se sim, deixem mais alguns minutos, mas não aconselhamos que se ultrapassem 20 minutos de repouso.

Quantas vezes por semana posso utilizar o champô?

Cabelos brancos, bastante claros e descolorados devem utilizá-lo uma vez por semana. Cabelos amarelados podem utilizá-lo alternando entre lavagens – sem deixar-se levar, pois o uso diário é desnecessário e pode secar até o escalpe mais resiliente. Este apelo é crucial para quem descolorou o cabelo recentemente: o cabelo muitas vezes torna-se elástico devido às químicas, e a prioridade deve dar-se à reconstrução, por mais tentadora que seja a vontade de erradicar o amarelo ovo do cabelo.

Como avalio a qualidade de um champô roxo?

Pela pigmentação! Quanto mais roxo for, maior percentagem de pigmento ativo terá na sua formulação. E isto aplica-se a outros champôs pigmentados, como o azul.

O Fanola No Yellow é uma sólida escolha no que toca a qualidade. A pigmentação do produto não é brincadeira nenhuma – quando concentrado na palma da mão, tem uma cor semelhante ao preto e não diríamos que era um champô roxo até massajá-lo no couro cabeludo, e notar a espuma violeta e vibrante a cair no branco do duche. O champô é assim tão saturado. A fórmula, com um pH que não ataca a barreira da pele (5.0 – 5.2), contém antioxidantes e aminoácidos como a proteína de seda e extratos de vinho para equilibrar os níveis de hidratação, fortalecer as fibras capilares e manter a sua elasticidade. O melhor de tudo? Com os testes que realizámos na nossa cobaia (o meu pai), notámos que faz exatamente aquilo que diz – elimina todos os reflexos indesejados, independentemente do seu grau de dificuldade.

Se soubesse destas orientações quando em criança roubava o champô roxo do meu pai, seria apanhado na mesma? Seria pois. Mas vós, leitores, já são grandes, e depois deste artigo o champô roxo ninguém vos tira. Agora toca a pavonear esse cabelo cheio de vida – e se ficaram perguntas por responder, falem connosco!

Fanola No Yellow, 6€ (350ml); 13€ (1000ml)
Disponível em hair shops e cabeleireiros seleccionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *