Sensível ao Brilho: La Roche-Posay Effaclar Mat

Deste nome muito se fala. A conversa foi tanta que já se compra produtos desta marca com pontos de um certo supermercado, e, enquanto leem isto, alguém está a fazer marcação cerrada numa borbulha chata com um dos seus corretores localizados, outros borrifam-se com águas em spray e mais uns quantos chegam às farmácias com uma receita do dermatologista para comprar loções de corpo, hidratantes e o que mais a La Roche-Posay tem por aí. E falando em hidratantes…

O que é?

O La Roche-Posay Effaclar Mat é um hidratante diário, não-comedogénico, para controlo da produção de oleosidade, que matifica a textura da pele e refina os poros dilatados.

Ingredientes

São ingredientes como o sarcosino e as duas vertentes de ácido salicílico que mantêm a promessa da gama Effaclar, ao cuidar das peles oleosas e com imperfeições através de ações sebo-reguladoras, tranquilizantes e exfoliantes. No entanto, a posição do ácido salicílico na lista de ingredientes (em penúltimo) é curiosa e parece afirmar a visão francesa no que toca à exfoliação: quanto mais delicada, melhor.
Quem tem a pele sensível provavelmente sabe que não necessita de hidratantes com efeito matificante, mas fica aqui o nosso parecer: o Effaclar Mat tem fragrância e álcool desnaturado (um dos ingredientes responsáveis pelo efeito matte, em quinto lugar na lista de ingredientes), e pode desencadear reacções. Mas não há que desanimar! Podem ter a vossa dose de produtos com água termal finíssima: explorem a gama focada para peles sensíveis da marca, Toleriane.

Impressões

É sem rédeas que confesso a minha forretice e digo que 40ml é pouco produto para o uso diário que a marca recomenda. Depois lembro-me que uma quantia do tamanho de uma ervilha generosa é suficiente para uma aplicação completa, e fico mais calmo – a textura esplêndida do hidratante corre como uma brisa no rosto e facilita a absorção na pele, sem criar uma película evidente ou pesada. Em relação à hidratação, o La Roche-Posay Effaclar Mat esquiva-se com leveza aos dias quentes, mas não é um copo de água suficientemente cheio para enfrentar temperaturas frias.

Resultados imediatos

O hidratante revela um efeito matte que pode durar até entre cinco a sete horas em dias bons, ou até uma hora ou duas em dias menos bons. Controla a oleosidade como diz na embalagem? Sabendo que está à mercê de fatores externos, faz o melhor por isso mas é forçado a desistir passado um tempo. Os poros refinados são uma efemeridade.

Resultados a longo prazo

Fabricado para consumo diário, o La Roche Posay-Effaclar Mat prima-se por ter resultados instantâneos que desvanecem até a próxima utilização. Ao longo do mês de teste verificaram-se variações ao nível da regulação sebácea e do efeito matificante, influenciadas pelo clima (uns dias solarengos, outros tempestuosos e cinzentos), atividade física e, pronto, pela vida em geral. O lado menos bom do produto: a redução ilusória dos poros, e a hidratação arrisca-se a ser um placebo inadequado para os dias frios. Quando chegarem os dias quentes, podem tirá-lo da gaveta e admirar a sua pedalada – com tantos braços para realizar várias tarefas, é uma boa escolha para mostrar ao óleo quem manda aqui, para quem quer ultrapassar o seu medo de hidratantes, ou para quem se acha acima deles…

La Roche-Posay Effaclar Mat, apx. 15€
Skin.pt, Wells, farmácias e parafarmácias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *