O que fazer ao resíduo da água micelar?

Santa água micelar, padroeira da preguiça, da facilidade de remover bocados fossilizados de rímel, e das caras limpas em menos de dois minutos. A água micelar apoderou-se das nossas vidas enquanto consumidores de beleza e não temos problema algum com isso – aliás, quantas mais passarem das lojas para as nossas mãos e depois para dentro do ecoponto amarelo, melhor.

Com tampinhas rosa, verde ou azul, bifásicas ou em gel, de fazer a conta bancária sorrir ou chorar, aqui nos headquarters do Cattleya já passamos por várias águas micelares. Funcionam devido às suas micelas, pequenas esferas de óleo revestidas com surfactantes que se colam a restos menos elegantes nas nossas faces, sem necessidade de enxaguar. O que nos leva a um cliché: isto parece demasiado bom para ser verdade.

Se as águas micelares contêm agentes de limpeza – embora gentis – na sua fórmula, então não passam de uma versão mirabolante de água com sabão, que vão levar a minha pele ao limite de se partir a meio se não enxaguo o resíduo?
Os surfactantes que permanecem na minha cara não irão comprometer a barreira da minha pele?
Devo começar a chorar pelos meus lípidos destruídos ou devo não enxaguar para que nada possa invadir os meus poros?

Água micelar - Cattleya

Respondemos a estas perguntas da maneira mais rude de sempre: façam o que quiserem. É como preferirem! Não é verdadeiramente necessário panicar em relação ao resíduo da água micelar: as micelas que captam as gorduras ficam retidas no algodão. É possível que permaneçam agentes de limpeza na pele, mas duvidamos que sejam fortes o suficiente para quebrar a barreira da pele.

Contudo, não somos todos fãs da sensação de micropelícula característica dos despojos da água micelar – eu inclusive. Então, eu tomo a escolha de o tirar da minha cara logo quando possa. E também, só para prevenir um acidente. Viva a liberdade de escolha!

Escolhas dos editores: água micelar

Bioderma Sensibio H2O AR, apx. 19€
Skin.pt, SweetCare, farmácias e parafarmácias.

Garnier SkinActive Água Micelar em Óleo, apx. 7€ (400ml)
Disponível em super e hipermercados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *