Hora dourada: YSL Touche Éclat Blur Primer

A quantidade de primers que tenho na gaveta comprados por tentativa e erro é, no mínimo, absurda. Ora porque não controlam a oleosidade, ora porque controlam demasiado a oleosidade repuxando a pele. O pote de ouro que eu procurava encontrar no fim deste arco íris era um primer que alisasse os poros sem pôr em causa a luminosidade natural da minha pele. E encontrei.

 O que é?

O Touche Éclat Blur Primer da Yves Saint Laurent é descrito pela marca como um primer iluminador que disfarça as irregularidades da pele e impulsiona a luminosidade da base. Tem uma fórmula enriquecida com quatro óleos nutritivos (milho, semente de damasco, passiflora e farelo de arroz) para conferir luz e radiância instantânea ao rosto. É não-comedogénico e recomendado para todo o tipo de pele.

O que promete?

Deixar a pele pronta para receber a base ao minimizar os poros, afinar a sua textura e uniformizar o seu tom, proporcionando uma sensação de suavidade e um ar naturalmente luminoso, graças aos óleos presentes na fórmula e pequenas partículas douradas, ainda que sem deixar qualquer resíduo gorduroso.

Aplicação e impressões

Após deixar o creme hidratante diário repousar um pouco, espalhei um pump do Touche Éclat Blur Primer por todo o rosto e utilizei meio pump para reforçar a ideia na testa, nariz e queixo. A sua fórmula é maravilhosa: um gel fluido que se transforma em algo com textura semelhante a um pó cremoso e aveludado. O que mais me intrigava nas promessas da YSL era o uniformizar do tom da pele, visto que é um primer transparente, e, tal como calculei, não vi qualquer diferença neste aspecto. As partículas douradas espalharam-se pela pele, ficando praticamente imperceptíveis, o que me leva a crer que a a intenção ao incluí-las na fórmula foi apenas o embelezamento da embalagem – digamos que foi uma tática eficaz, pois foi a razão pela qual comprei este produto por impulso.

A aplicação da base decorreu sem que qualquer produto parecesse arrastar e os poros ficaram menos visíveis. Sabem aqueles dias em que cumprem a meta de beber 2,5l de água e depois olham-se ao espelho e quase conseguem imaginar a vossa pele do rosto a dizer “muito obrigada”? É esse o resultado imediato deste primer, um brilho saudável que não roça em nada um aspeto gorduroso. Ainda assim, eu fugiria deste produto se tivesse pele muito oleosa. Peles secas, acabaram de encontrar o vosso salvador!

Ainda que a durabilidade da maquilhagem não esteja mencionada nos resultados que a marca promete, é uma das razões pela qual qualquer pessoa usa um primer, certo? Eis que surge a maior falha desta pequena pepita de ouro, e a razão para só conseguir tê-lo como aliado sem inseguranças nos dias secos de inverno, e depender sempre de um bom setting spray para que o ar radiante com que ele me contempla não seja sol de pouca dura.

Yves Saint Laurent Touche Éclar Blur Primer, apx. 40€
Sephora, Perfumes & Companhia, DouglasFeel Unique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *